São João, uma das festas mais antigas da Igreja

Há 111 anos a comunidade celebra com grande júbilo a festa de São João Batista que esse ano foi marcada pelo seguinte tema: “Mergulhados na graça batismal, contemplamos São João Batista como modelo de vocação, profetismo e missão”.

Por Messias Machado (adaptado)

27/06/2023

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Imagem de São João Batista da comunidade de Poços - (SRC)

Nesse sábado dia 24 de junho de 2023, encerrou-se a 111ª festa em honra ao excelso padroeiro São João Batista na comunidade de Poços. O novenário teve início dia 15/06 com uma programação bastante diversificada, em busca do crescimento espiritual de todos os fiéis peregrinos que visitaram a capela dedicada ao santo e ali fizeram suas orações, preces e participaram dos momentos celebrativos.

+Torne-se um sócio evangelizador e contribua com o Sistema Renovar em Cristo (Clique aqui)

A celebração da Natividade de São João Batista é uma das festas mais antigas da Igreja. Santo Agostinho mencionou essa festividade em diversos de seus sermões, assim como em um Martirológio escrito por volta de 440 d.C. (equivocadamente atribuído a São Jerônimo) (DIPIPPO, 2023).

A determinação da data da celebração da Natividade de São João Batista é baseada no relato do Evangelho de São Lucas, onde é mencionado que Isabel, a mãe de João, estava grávida de seis meses durante a Anunciação (cf. Lc 1, 36). No entanto, essa festividade é celebrada no dia 24, enquanto o Natal e a Anunciação são observados no dia 25 de seus respectivos meses (DIPIPPO, 2023).

Isso ocorre devido a uma peculiaridade do antigo calendário romano. Os romanos contavam os dias de trás para frente, utilizando três pontos de referência em cada mês: as calendas, as nonas e os idos (kalendæ, nonæ e idus, em latim). As calendas correspondiam ao primeiro dia do mês, os idos marcavam aproximadamente o meio do mês (no dia 15) e as nonas correspondiam ao nono dia antes dos idos. Por exemplo, o assassinato de Júlio César ocorreu nos idos de março, ou seja, em 15 de março, mas o dia 14 de março era chamado de “um dia antes dos idos de março” pelos romanos. Assim, o nascimento tanto do Salvador quanto do seu precursor são celebrados sete dias antes das calendas dos meses seguintes. No caso de junho, que possui apenas 30 dias, diferente de março e dezembro, o dia de São João é celebrado em 24 e não em 25 (DIPIPPO, 2023).

Santo Agostinho observa que João Batista é o único santo cujo nascimento a Igreja celebra além do Natal do próprio Salvador. Isso ocorre porque a festa da Natividade de Nossa Senhora ainda não havia sido instituída naquela época. Essa tradição é mantida para cumprir as palavras do anjo Gabriel a Zacarias, pai de João, que diziam: “Com seu nascimento, muitos se alegrarão” (Lc 1, 14). Essas palavras são lidas durante a Vigília da festa, no dia que antecede a celebração (DIPIPPO, 2023).

Dentro dos festejos em honra a São João Batista em Poços, há a tradicional Missa dos Vaqueiros, uma forma da comunidade de fé homenagear a vaqueirama pelo fruto do seu suor e também uma oportunidade de pedir as bênçãos de Senhor por meio do padroeiro do homem do campo.

Há 111 anos a comunidade celebra com grande júbilo a festa de São João que esse ano foi marcada pelo seguinte tema: “Mergulhados na graça batismal, contemplamos São João Batista como modelo de vocação, profetismo e missão” inspirado na temática do Ano Vocacional 2023 “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

REFERÊNCIA

DIPIPPO, Gregory. São João, uma das festas mais antigas da Igreja. 2023. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/sao-joao-uma-das-festas-mais-antigas-da-igreja> Acesso em: 27/06/2023

Logo abaixo, tenha acesso a todas os registros fotográficos dos dez dias de festa em honra a São João Batista.

Viva São João!!!