Aparecida do Brasil, intercedendo por seus filhos desde o período colonial

Reconhecida como Rainha do Brasil em 1929, a festa em honra a Nossa Senhora Aparecida é celebrada há mais de 300 anos desde a sua aparição. Em 2016, no ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a comunidade de Poços recebeu uma réplica da imagem e desde então realiza o tríduo em honra a Padroeira do Brasil.

Por Maria Cecília

16/10/2023

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
(SRC)

Meados de 1717, destinados à pesca – para a realização do banquete de recepção ao comandante da Capitania de São Paulo e Minas Gerais – três pescadores pescaram uma imagem. A partir dessa pesca, milagrosamente, as redes que outrora não capturaram peixes, começaram a “apanhar” um grande cardume.

A imagem era de Nossa Senhora da Conceição, que devido ao tempo dentro do rio Parnaíba estava danificada. Como não era de conhecimento dos pescadores, eles a deram o nome de Aparecida, pelo fato de sua aparição. E então, na casa de um dos pescadores montaram um altar como sinal de veneração e fé.

Além da Pesca Milagrosa, ao passar dos anos a oração à Santa Mãe proporcionou aos fiéis inúmeras bençãos. Assim, anos depois foi construída uma nova capela em louvor à santa. As notícias dos milagres continuaram a espalhar-se, e então em 1834 foi necessário o feitio de uma basílica para suportar o número de pessoas.

Hoje ela é denominada Basílica Velha, uma vez que em 1980 foi necessária a construção do Santuário de Aparecida – hoje o maior Santuário Mariano do mundo. A construção se deu devido ao número de devotos que aumentou de forma significativa após diversos milagres, além do reconhecimento de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha do Brasil, em 1929.

A devoção continua a crescer até os dias atuais. E em 2017, ano em que se completaram 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, a comunidade São João Batista de Poços recebeu uma imagem da Santa Mãe e desde o ano citado vem realizando o tríduo em honra à amável Padroeira do Brasil.

Como costume, o tríduo 2023 iniciou-se no dia 9/10 e foi até o dia 12/10, tendo como convidados algumas pastorais e grupos da comunidade, além de comunidades vizinhas (Comunidade Santa Luzia e Comunidade São Sebastião). O tema que norteou as festividades foi “Maria, ensinai-nos que a família é graça e missão” baseado no tema vocacional 2023 vivido pela Igreja Católica no Brasil. Para finalizar a festa de 2023 foi realizada a celebração festiva que teve como mensagem principal: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5) presente no evangelho, a qual é o único mandamento da Santíssima Virgem para seus filhos.