Brejão da Caatinga sedia o quarto encontro da Pastoral do Batismo
Porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, te excluirei do meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu esquecerei dos teus filhos. (Oséias 4,6)
Por Antônio Kleber, Célia Ferreira, Ivanice Souza e Maria Lúcia
29/08/2023
Fundamentado no texto bíblico de Oseias 4,6, a Pastoral do Batismo da Paróquia de Santo Antônio de Campo Formoso deslocou-se em 22/07/2023, para a comunidade de Brejão da Caatinga, onde foi realizado o encontro formativo dos Regionais de Brejão da Caatinga e São Tomé. Membros da Pastoral desenvolveram toda a metodologia e dinâmica do encontro formativo: Antônio Kleber, Celia Ferreira e Ivanice Sousa, com o intuito de formar, alinhar e unificar direcionamentos relacionados a essa pastoral nos regionais supracitados.
Inicialmente a coordenadora Ivanice Souza, acolheu a todos com oração e boas-vindas. Em seguida houve o momento da escuta onde todos os catequistas contribuíram ativamente, contando as experiências e dificuldades de cada localidade.
Logo após, foi feito a exibição do vídeo do prof. Felipe Aquino “ O Sacramento do Batismo”, com a reflexão: O que é? Qual a importância do batismo? Quem pode? E quais os critérios para batizar? Refletindo essas questões e destacando partes pertinentes do vídeo, concluiu-se essa etapa.
O segundo momento do encontro foi marcado com animação e um pequeno louvor. Houve também a apresentação e explicação do cartaz: “os ritos do batismo”, além da exibição do vídeo: “Os sete sacramentos” do prof. Felipe Aquino, onde reforça que os sacramentos são canais que Cristo instituiu para cada um de nós e que esses canais descem da cruz de Cristo crucificado irrigando a igreja com a graça de Deus.
Neste contexto, fez-se a dinâmica dos sacramentos, classificando–os em: de iniciação, de cura e de serviço contando com participação e interação de todos catequistas, oportunizando a compreender detalhadamente que na caminhada é necessário dar passos decisivos, guiados pelos sacramentos, seguindo para a entrada da igreja e rumo ao céu.
Reforçando a questão da unidade, alinhamento e unificação da Pastoral em toda a Paróquia foi também discutido documentos a exemplo de: declaração da catequese, declaração da criança e guia de encaminhamento. Após todas as explanações houve um momento para dúvida e questionamentos.
Para melhor desenvolver os trabalhos da Pastoral do Batismo nestes regionais foram eleitos representantes em Brejão da Caatinga – Gilvan, Maria Souza e Maria Miranda – e em São Tomé – Joselita Borges, Reivanice e Clarice – para apresentar as demandas das comunidades e contribuir com a coordenação da pastoral.
Com a graça de Deus esse momento fraterno e formativo foi encerrado com muita alegria e a presença forte do Espírito Santo, em que toda a comunidade foi convidada a participar da celebração da palavra, seguindo o mandato que nos ordena Nosso Senhor Jesus Cristo,
PORTANTO IDE, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO–OS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
Veja mais +