Tiquara e comunidades que formam esse regional sedia o terceiro encontro formativo da Pastoral do Batismo

O encontro aconteceu num clima de partilha, comunhão fraterna, troca de experiência e consolidação das diretrizes e normas que norteiam a Pastoral.

Por Maria Lúcia e Ivanice

16/11/2022

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Equipe da Pastoral do Batismo no regional de Tiquara (SRC)

Como diz o cântico do padroeiro dessa comunidade, fomos formar e voltamos formados,

com as bençãos e proteção do Bom Jesus!

Com graça e permissão Divina realizou-se neste domingo 13 de novembro de 2022 o encontro formativo do Regional de Tiquara, vivenciamos sob a proteção do Bom Jesus, tão esperado momento que foi um marco nessa Pastoral.

O encontro aconteceu num clima de partilha, comunhão fraterna, troca de experiência e consolidação das diretrizes e normas que norteiam a Pastoral.

Se fizeram presente as comunidades: Belas , Baixão, Baldoino, Campo Frio, Fazenda Nova, Lagoa do Porco, Laje do Raso, Morrinhos, Tiquara, Toca da Novilha, Várzea do Sal e Varginha.

O momento formativo teve início às 8:30 h com a literatura de cordel de autoria da catequista do batismo Denice Hermógens. Em seguida apresentação de uma dinâmica bastante reflexiva para o tema abordado pela pastoral. Também, o evento foi agraciado com a participação do ministério de música da comunidade local, animando todo o encontro.

Após a parte inicial, a catequista e coordenadora Ivanice Souza, prosseguiu com a oração e dinâmica de acolhimento intitulada: SONDAGEM, ocorrendo assim momento de escuta, anseios e expectativas da pastoral em cada comunidade representada.

Dando continuidade, a catequista e coordenadora Maria Lúcia, convidou aos presentes para assistirem ao vídeo do professor Felipe Aquino: O BATISMO, seguindo logo após com a leitura e explanação do cartaz, INSTRUMENTOS DO BATISMO.

Na parte da tarde foi apresentado outro vídeo do professor Felipe Aquino: OS SACRAMENTOS e uma dinâmica para a conclusão deste tema. Apresentou-se a pauta sugestiva para a formação de pais e padrinhos, com comentários e interlocução dos documentos: declaração, cartão, guia de encaminhamento e declaração da catequese, consolidando assim o conhecimento destes documentos elaborados pela coordenação da Pastoral do Batismo.

Utilizando de mecanismo democrático escolheu-se três catequistas do batismo para representarem este regional, ficando assim nomeadas: Juliana (comunidade de Toca da Novilha), Maria de Fátima (comunidade de Lajedo Raso) e Márcia (comunidade de Morrinhos).

O evento foi concluído com a dinâmica da caixinha, com perguntas, dúvidas e inquietações referentes aos conteúdos abordados, com o objetivo de verificar a aprendizagem desenvolvida neste encontro formativo.

Aqui é manifestado a gratidão por parte da coordenação e desejos que a missão aconteça em todos os regionais da paróquia.

Que o Bom Jesus nos de sua proteção! São João Batista rogai por nós!