
São José, patriarca da Sagrada Família
São José é um dos santos mais populares da igreja católica. Ele não é muito citado nas Escrituras Sagradas. As passagens bíblicas que falam de São José, relatam a sua escolha como esposo de Maria e, principalmente, como Pai Adotivo de Jesus. Relata, também, o seu cuidado com a criação, proteção e o ensino do menino Jesus, enquanto esteve à frente da Sagrada Família.
Por Jailson Nazário
21/03/2023

São José, também conhecido como José de Nazaré, era descendente da casa real do Rei Davi e Carpinteiro por profissão. Nasceu em Belém e morreu em Nazaré. É considerado o Patrono dos Trabalhadores, Padroeiro das Famílias, Padroeiro da Igreja Católica e Patriarca da Sagrada Família.
Seu nome, José, em hebraico, significa: “Deus cumula de bens ou Deus acrescentará”.
Festas litúrgicas:
– 19 de março – Solenidade de São Jose;
– 01 de maio – Solenidade de São José Operário;
– Primeiro Domingo após o Natal – Solenidade da Sagrada Família.
Curiosidades sobre São José:
– Em 1870, o Papa Pio IX o declarou como Patrono e Protetor da Igreja Católica;
– Em 1962, o Papa João XXIII inseriu o seu nome no Canon da Missa , imediatamente, após o nome da Virgem Maria;
– Em 2021, o Papa Francisco anunciou a Celebração do Ano de São José . O objetivo foi celebrar os 150 anos desde que o Santo foi declarado Padroeiro da Igreja Católica.
O Papa Francisco diz que São José representa “o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana, discreta e escondida”. Francisco deu-lhe 7 nomes:
– Pai amado;
– Pai na ternura;
– Pai na obediência;
– Pai no acolhimento;
– Pai com coragem criativa;
– Pai trabalhador;
– Pai na sombra.
São José dedicou toda a sua vida à Sagrada Família. Era tido como muito paciente, persistente, corajoso e trabalhava duramente.
São José foi o santo escolhido por Deus para ser o esposo da Virgem Maria e Pai Adotivo de seu filho, Jesus. Essa escolha, no entanto, não foi nada fácil. foi necessário Deus enviar o seu Anjo, para que Jose entendesse a escolha de Deus e aceitasse a missão de ser o Guardião da Sagrada Família.
José cuidou de Maria no momento do nascimento do menino Jesus. Cuidou de esconder o menino Jesus, fugindo para o Egito, porque o menino corria o risco de ser morto a mando do Rei Herodes.
Ao retornar do Egito, conviveu discretamente com a Família Sagrada, em Nazaré. Ensinou a sua Profissão de Carpinteiro ao Menino Jesus e O ensinou a lei de Deus, levando-O ao templo, para a devida apresentação e para as Festas religiosas. Numa dessas festas, Jesus tinha 12 anos e foi encontrado por José e Maria, conversando com os Doutores da Lei.
Na nossa paróquia, São José é o Padroeiro do Povoado de Brejo Grande, e neste ano, a sua Festa Litúrgica foi comemorado no dia 18 de março de 2023, em detrimento dessa data cair num domingo da quaresma.
Para conhecer mais, sobre São José, o escolhido por Deus, para ser o Patriarca da Sagrada Família, segue algumas dicas:
– Livro: São José , Patrono das Famílias – Autor: Pe. João Mendonça. Editora Santuário;
– Novena de São José – Pe. Gervásio dos Anjos. Editora Santiago;
– Terço de São José;
– Oração de São José
“Ao celebrarmos os Santos, os católicos não estão fazendo nada mais do que adorar a Deus, que os santificou nesta vida e os glorificou na eternidade”.
Valei-nos, glorioso São José!
Fontes consultadas:
A12.com;
Padre Paulo Ricardo;
Wikipédia.