Renovação e Fé: vivenciando a Semana Santa nas comunidades de Poços

Em Poços, as comunidades Santa Luzia, São João Batista e São Sebastião uniram-se para celebrar a Semana Santa, destacando-se a procissão do Domingo de Ramos, as celebrações e procissões em cada comunidade durante a semana, culminando na celebração da Páscoa.

Por Maria Cecília

02/04/2024

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
(SRC)

Regando a semente depositada em solo fértil e vivenciando os passos de Nosso Senhor, juntos cantamos: aleluia!

Perpetuando o rito litúrgico da Semana Santa, as comunidades Santa Luzia, São João Batista e São Sebastião, todas do distrito de Poços, uniram-se mais uma vez para celebrar o ápice do ano litúrgico: a Páscoa do Senhor. Além de relembrar e vivencia como se deu a caminhada de toda a semana maior.

Confira a programação completa

 A semana iniciou-se com o domingo de Ramos da Paixão do Senhor que remete a entrada de Jesus em Jerusalém. A princípio, as comunidades citadas anteriormente encontraram-se na capela Santa Luzia, onde ocorreu a benção dos ramos e a proclamação da Evangelho do dia. Em sequência, desceram todos em procissão até a capela São João Batista; local em que ocorreu a Missa de Ramos – porta de entrada para semana santa – presidida por Frei Francisco Rogério, ofm.

Dando sequência à programação, na segunda-feira saindo da comunidade São João Batista, levada pelos fiéis da então comunidade, a imagem de Nosso Senhor dos Passos, junto a uma procissão. Tal procissão seguiu para a comunidade Santa Luzia, onde foi finalizada e na sequência dando início à celebração da palavra.

+ Ajude-nos a continuarmos evangelizando. Clique aqui!

Ademais, na terça-feira santa, houve também a procissão, no entanto, com a imagem de Nossa Senhora das Dores e com destino à comunidade São Sebastião; seguida de celebração da palavra na comunidade.

Seguindo o curso do roteiro programado, saíram das duas comunidades citadas – Santa Luzia e São Sebastião – a procissão junto às imagens recebidas anteriormente em cada uma delas. Assim, realizou-se a procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, na praça principal do distrito. No local do encontro, já havia membros da comunidade S. João Batista aguardando. Ambas comunidades seguiram para a capela S. João, onde meditaram as Sete Dores de Maria – fazendo referência às dores que a mãe de Jesus sofreu, vendo o seu filho ser crucificado, e mesmo em meio a essas dores se manteve com sua fé e inabalável – contando com a participação de todos os fiéis no ato, seguido de celebração da palavra.

Durante os dias da Semana Santa, pela manhã, foi realizado o ofício da Imaculada Conceição na comunidade São João Batista. O feitio é uma tradição mantida ao longo dos anos na comunidade.

Outrossim, dando início ao Tríduo Pascal, ocorrido na Capela São João Batista, na Quinta-feira Santa, foi presidida a Santa Missa pelo então pároco, Frei Antônio Rodrigues, ofm. O ato de fé foi celebrado remetendo a Instituição da Eucaristia na última ceia além da instituição do Sacerdócio Ministerial. Após a Santa Missa, as comunidades ali presentes, seguiram o translado do Corpo de Nosso Senhor e permaneceram em adoração no centro comunitário. A adoração se prolongou até as 23h, cuja hora deu início ao ofício das santas almas do purgatório.

No segundo dia do tríduo, houve o Ato Litúrgico da Paixão do Senhor, contendo a adoração da Santa Cruz, seguido de Via-Sacra pelas ruas do distrito.

Para finalizar o tríduo em preparação para a Páscoa, houve a Santa Missa da Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, também presidida pelo pároco. Durante rito litúrgico, os catecúmenos em preparação para receber o Sacramento da Crisma, receberam o Sacramento do Batismo.

No domingo, Dia da Páscoa do Senhor, todas as comunidades bradaram o Aleluia, Cristo vive! A solenidade foi presidida pelo Frei Antônio Rodrigues, ofm. Durante a Santa Missa, os catecúmenos que receberam o Sacramento do Batismo na vigília, receberam o Cristo Ressuscitado pela primeira vez.

A solenidade da Páscoa estende-se até a festa da Misericórdia, celebrada no primeiro domingo após a solenidade da ressurreição.

Toda essa programação fortaleceu ainda mais a fé e ajudou os fiéis a meditarem os passos de Nosso Senhor que carregou a cruz bravamente e com amor.