Santa Luzia: Fé Além da Visão
A festividade não apenas homenageou a mártir Santa Luzia, protetora dos olhos, mas também proporcionou momentos de reflexão nos ensinamentos de fé católica. A solenidade incluiu uma emocionante procissão pelas ruas e uma marcante Missa de encerramento.
Por Fábio Henrique
14/12/2023
Durante os dias 3 a 13 de dezembro, a comunidade Santa Luzia, no bairro da Bela Vista de Poços, viveu uma celebração vibrante em honra à sua padroeira. Em um encontro que transcendeu fronteiras, diversas comunidades próximas e até mesmo de outras cidades se uniram para exaltar esse período de devoção. Foi mais do que uma festividade religiosa; foi um momento de contemplação, uma oportunidade para mergulhar nos ensinamentos de fé e seguir o exemplo inspirador da santa que consagrou sua vida ao serviço a Deus.
Santa Luzia era uma das principais santas da categoria dos ‘mártires’. Seu nome consta no ‘Canon Romano’, uma das orações eucarísticas mais importantes que faz parte da Santa Missa. Os santos mais notórios do catolicismo aparecem nessa prece. O seu martírio aconteceu por conta que ela foi cortejada por um homem rico, mas como a sua virgindade foi consagrada a Cristo, ela recusou os cortejos do homem, que a denunciou ao imperador informando da sua fidelidade a Cristo. Então, Luzia passou a ser perseguida pelo império, mas não se rendeu e foi castigada por isso. “Um dos castigos foi esse: ter os olhos arrancados. Depois foi martirizada.
A festa em honra a Santa Luzia é tradição na comunidade. Neste ano a solenidade foi marcada por momentos de profunda devoção com a procissão pelas ruas do bairro e a emocionante Missa de encerramento. A atmosfera festiva envolveu os fiéis, que se reuniram para louvar e venerar o testemunho de fé de Santa Luzia, reconhecida como a protetora dos olhos. Cada momento foi carregado de beleza e espiritualidade, destacando a importância de ter uma vida consagrada a Cristo a fim de ser merecedor de suas promessas.
A nossa equipe esteve fazendo a cobertura completa das festividades da padroeira e conversou com Frei José Davi, pároco e celebrante da Santa Missa de encerramento.