2ª Caminhada Penitencial reúne peregrinos das diversas comunidade de Campo Formoso

O evento busca levar os fiéis à penitencia. São 9 km de muita fé, oração e louvor. Após 4 anos sem ocorrer o evento devido à pandemia, esse momento já é uma tradição religiosa significativa na cidade.

Por Messias Machado

29/03/2023

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
(SRC)

No quinto domingo da Quaresma, que ocorreu em 26 de março, um evento religioso importante do calendário da paróquia Santo Antônio de Campo Formoso foi retomado após um intervalo de quatro anos devido à pandemia: a Caminhada Penitencial. Primeira edição em 2019, esse momento já é uma tradição religiosa significativa na cidade.

O percurso, tem como destino a matriz de Santo Antônio e neste ano reuniu um mar de pessoas vindas das diversas comunidades da paróquia.

A programação do evento deu-se início na capela São João Batista de Poços. Ao romper do dia, o local já se encontrava repleto de fiéis peregrinos expectantes para a Santa Missa.

Confira a Santa Missa

Logo após a Santa Missa, os peregrinos dirigiram-se a praça velha da comunidade de Poços para juntos com muita fé e oração, iniciarem a caminhada de 9 km até a matriz de Santo Antônio. Durante o percurso, o Ministério Kyrios animou os fiéis conduzindo-os a oração, reflexão e louvor.

Alguns fiéis aproveitam a oportunidade para realizar alguma penitência. Mas o forte calor que fazia já constituía uma grande provação.

A virtude da penitência é uma disposição moral que inclina o pecador a destruir e reparar os seus próprios pecados por constituírem ofensas a Deus. A penitência é uma dor espiritual, interior: é o sofrimento por haver pecado. É um querer não ter pecado, é um querer não ter querido o mal que se quis no passado. O pecado é um ato da vontade humana e só pode ser destruído por um novo ato da vontade que o revogue. É por isso que a virtude da penitência está indissociavelmente ligado ao sacramento de mesmo nome: a validade deste depende da sinceridade daquele. Mas não basta o arrependimento.

A virtude da penitência exige também o propósito de reparar o mal cometido e de não mais tornar a pecar no futuro. Assim, a penitência se projeta nos sentidos do tempo: para o passado, o arrependimento; para o presente, a reparação; e para o futuro, o propósito de emenda.

Fonte: Canção Nova

Chegando no destino final, o cenário era muito belo ao ver aquele mar de pessoas reunidas em penitência. Os frades da paróquia, (Frei José Davi, Frei Ricardo Gomes, Frei Dennys Santana e Frei Willams) abençoaram os fiéis e ali finalizaram o evento. Para a alegria dos peregrinos, o pároco, frei Davi, anunciou a próxima caminhada que será no dia 28 de maio em preparação para a festa de Santo Antônio, a chamada Caminhada das Comunidades.

Cobertura da 2ª Caminhada Penitencial